sexta-feira, 19 de abril de 2013

DEPILAÇÃO ESTÉTICA: Dúvidas sobre pelos encravados, causa e tratamento.



Os pelos encravados não são esteticamente bonitos, e se não tratados podem ocasionar problemas mais graves na pele, como infecção e dermatite.
Mais como evitar esse mal que nos assombra???
É simples! É só não coçar a área do pelo encravado, não cutucar a ponto de criar feridas tentando remover o pelo, não passar presto barba na região lesionada, essas coisinhas corriqueiras.
Afinal, como é que encrava o pelo?
A nossa pele tem alguns poros que são os locais por onde saem os pelos e também suor. O pelo procura os poros para poderem sair naturalmente na pele, quando eles encontram os poros obstruídos, seja por células mortas, poeiras, produtos de beleza que usamos, até mesmo peles muito ressecadas, o pelo não terá força para atravessar, formando assim uma bolha, que em alguns casos são avermelhadas. Futuramente pode inflamar o local devido a agressões que nós mesmos provocamos quando coçamos ou cutucamos, pois essas ações deixam o local ‘aberto’ para proliferação de bactérias. Nessa situação avançada, iremos notar a formação de um liquido amarelinho, o pus, indicando assim que iniciou uma infecção. Antes de se tornar pus, ele é um ‘sebinho’ benéfico, produzido numa glândula, chamada glândula sebácea, e é responsável pela lubrificação do pelo, porém como já foi dito, ela só vira pus porque iniciou o processo infeccioso.
Como tratar?
É errado dizer que pelo encravado não tem tratamento, pois são coisas simples que melhoram esse quadro. Quando você notar que tem pelos encravados comece a fazer esfoliações pelo menos duas vezes na semana. Qualquer tipo de produto esfoliante serve. Se estiver muito infeccionado evite usar a bucha vegetal.
A esfoliação é recomendada também ser feita um dia antes da depilação, seja na cera ou na presto barba, e quando notar que os pelos já estão começando a nascer, esfoliar novamente por três dias seguidos. Isso ira remover os resíduos de produtos e células mortas, deixando a passagem livre para os pelos.
Usar alguns produtos a base de aloe vera a babosa, ácido salicílico, ácido glicólico, azuleno, calêndula, camomila, etc. para acalmar a pele e também ajuda a hidratar e a proteger contra a proliferação de bactérias. Esses produtos deverão ser aplicados pelo menos uma vez por dia e após o banho com a pele seca e bem higienizada. Dê preferencia para aplicar os produtos anoite antes de dormir, pois eles agirão melhor quando o corpo estiver em repouso e sem interferência de suor excessivo causado pelo calor e correria do dia.
Uma observação profissional: dependendo do seu tipo de pele, as depilações á cera podem manter ou diminuir o grau de pelos encravados, pois com o tempo de depilação os pelos ficam mais finos e alguns, mesmo com cuidados, ainda podem nascer encravado.
Agora se você optar pelo presto barba, evite forçar a lamina contra a pele, passar muitas vezes no mesmo local e passar em cima da pele já lesionada, deixe a pele e os pelos ‘descansarem’ da ação da lamina por um ou dois dias antes de realizar a próxima depilação, e nesse intervalo faça as esfoliações.
Não machucar a pele tentando remove-los ainda é o melhor tratamento.
Procure um profissional em depilação estética ou um dermatologista caso haja dúvidas, ou se a quantidade e o grau de inflamação dos pelos não melhorem.
Beleza e bem-estar ao seu alcance!                                                   Por: Maitan Sanfelicce

Nenhum comentário:

Postar um comentário